Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
INSTITUTO GYMNASIAL - O "IE"

EM 1919, A INTENDÊNCIA MUNICIPAL OFERECEU À IGREJA METODISTA A PRAÇA BOA VISTA, LOCALIZADA NO DISTANTE BAIRRO BOQUEIRÃO, PARA A CONSTRUÇÃO de uma escola. O rev. Jerônimo Daniel antecipou-se à construção e iniciou as atividades escolares num improvisado chalé de madeira junto ao pequeno templo central, na Rua Bento Gonçalves, já em 1920. Com 121 alunos (63 meninos e 58 meninas), a nova escola quebrava dois paradigmas: sistema misto e orientação metodista em cidade de pronunciada influência da Igreja Católica Romana. Mary Deckard, professora na Universidade do Texas, EUA, soube das dificuldades financeiras para construir a escola e liderou campanha para obtenção de fundos entre os alunos daquela instituição. A resposta foi imediata e os majestosos edifícios Texas (na Av. Brasil, com 11 salas de aula, biblioteca, grêmio literário, salão nobre, secretaria e administração) e Jerônimo Daniel (internato para 50 meninos, salas de estudo, refeitório, localizado na esquina das ruas Paissandu e Cel. Miranda) foram inaugurados em fevereiro de 1923, graças ao trabalho do rev. Daniel Lander Betts e do prof. Germano Peterson. Estava instalado o Instituto Gymnasial, uma tradição de ensino, esporte e cultura, que atraía alunos de toda a região. A Olimpíada dos Colégios Metodistas do Rio Grande do Sul, por exemplo, é considerada a mais antiga do Brasil e iniciou em 1928, quando três reitores de escolas metodistas reuniram-se pela primeira vez para estimular "a mente sã e o corpo forte": Jesse Moreland (Porto Alegre), Eugene Chesson (Passo Fundo), e William R. Schisler (Uruguaiana).

O prédio Lucita Werner e a "vila" Francisca Betts foram inaugurados em 1937 sob a direção do mítico rev. William Richard Schisler, um reitor celebrado por todas as gerações de ienses. Em agosto de 1943, passou a se chamar de "Colégio José Bonifácio do Instituto Educacional de Passo Fundo". Em 1963, a nova denominação é "Instituto Educacional de Passo Fundo". O prédio de laboratórios Daniel Betts foi inaugurado em 1975 sob a direção do rev. Prócoro Velásquez Filho, Armando Rezende (conselho diretor) e bispo Sady Machado. O prédio Armando Rezende foi inaugurado em abril de 1977. O Ginásio de Esportes William R. Schisler, que substituiu o imemorável pavilhão de madeira demolido em 1976, foi inaugurado em abril de 1981 sob a direção do prof. Elmo Farias de Albernaz. A direção do IE também se preocupou com o bem-estar dos seus professores e funcionários; muitos deles receberam moradia nas vizinhanças do colégio, um significativo agregado econômico. Por fim, em 1996, passou a denominar-se Instituto Educacional de Passo Fundo da Igreja Metodista.

Mais do que construir prédios e trocar de razão social, o IE é lembrado pela excelência dos seus reitores, pela obstinação na arte de ensinar dos seus professores e pelo amor à escola dos seus funcionários.

O idealismo de William Richard Schisler. O cheirinho do pão-com-molho do "seu Ervino". A inflexibilidade das ordens do "seu Kneipp", no internato, e do Oscar Carvalho na secretaria. o orgulho em falar do ie pelos diretores Eduardo Gustavo e Adyles Otto em frente ao prédio Dallas, onde os alunos fechavam a Av. Brasil e exercitavam o civismo e o amor à pátria. A dedicação da profª. Lourdes Pithan ao pegar na mão pequenina e auxiliar a escrita das primeiras letras no prédio todo de madeira - que valor teve isto! o entusiasmo do prof. Casquinha (Cláudio Wagner) orientando seus atletas nas memoráveis "batalhas" contra o Conceição, o CENAV e o notre dame, no velho ginásio. Que escola de vida! a musicalidade dos festivais da primavera. As eletrizantes apresentações no Salão Nobre, que era o "palco do mundo". A garbosidade das bandas adulta e mirim nos desfiles da Semana da Pátria. A dedicação e seriedade em educar de centenas de professores de várias gerações, dentre eles, Luiz Spalding, Letícia Wagner, Thalita Mendonça, Lina da Cunha, Beverly e ned Walther. O esforço contínuo e altruísta desses professores formou milhares de vencedores para a vida! O IE é ainda tudo isto. (Jornal O Nacional, 2006)




Veja Também:






























Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2017 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia