Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
CHEGAR AOS 79 ANOS NÃO FOI POR ACASO...

Osvandré Lech

Médico e Escritor

 

O terceiro milênio traz a novidade da terceira e quarta idades para os brasileiros. A expectativa média de vida aumentou muito nas últimas quatro décadas. Dados recentes apontam o nosso estado com uma das populações mais longevas do país. As mulheres vivem em média 80 anos e os homens, 72. Um avanço e tanto ! Até a pouco não estávamos acostumados ao convívio diário com os “idosos”. Aliás, o conceito de “idoso” vai lentamente sendo modificado. É irreversível a presença deles nos clubes, restaurantes, viagens, força ativa de trabalho, vida cultural, mesas de cirurgia plástica, academias de ginástica.

As descobertas da medicina foram as primeiras responsáveis pela adição de mais anos ativos à vida. Governos também contribuíram através de programas de prevenção, vacinação, facilitação ao acesso de exames, tratamentos e medicamentos. Medicina e Governo auxiliam, mas parecem abstratos. Não falamos com eles. Na prática, o que conta de fato para viver muito é “saber viver”. A expressão parece simples, mas não é.

“Saber viver” compreende muitas ações, sempre cercadas de determinismo, disciplina e bom-senso. Ter planos e metas bem estabelecidos é um dos mais importantes. Não ter planos é não ter horizontes, é não desejar se imaginar lutando no futuro, é desistir dos seus sonhos, por mais simples que sejam. Afastar a raiva, a má ambição, o imediatismo e cultivar a temperança, o convívio amistoso, a cooperação. Para se conquistar uma família integrada e numerosos amigos é preciso cultivá-los diariamente, dando e recebendo atenção e envolvimento. Para se conservar uma boa saúde é necessário bem mais do que apenas deseja-la. Hábitos saudáveis e ingesta diminuta à mesa. Saber o que comer. Beber até o “social” apenas. Não fumar. Manter-se ativo fisicamente. Subir escadas, caminhar, nadar, dançar. Alongamentos e leve reforço muscular para manter o sistema músculo-esquelético ativo e sem dores típicas do envelhecimento. Check-up (visita anual ao médico para “revisão”) ajuda a detectar potenciais problemas de saúde na fase inicial, o momento ideal para trata-los. Dormir bem e conservar a fé no seu Deus e em si próprio. A lista de sugestões é enorme e sempre renovável.

Para um jornal chegar aos 79 anos com vigor, respeitabilidade e crescimento contínuo também foi necessário “saber viver”. O Diário da Manhã cultivou a busca da verdade, da democracia, da informação necessária para a comunidade local, a oferta de oportunidades e negócios, o convívio integrado com outros canais de comunicação. As diversas gerações do “Diário” aprenderam “saber viver” com determinismo, disciplina e bom-senso ao longo das décadas. Por isso, chegar aos 79 anos não foi por acaso ... !

(Publicado no jornal “Diário da Manhã”, Passo Fundo, em 06 de dez 2014)




Veja Também:






























Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2017 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia