Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
PERFIL - NICOLAU DE ARAÚJO VERGUEIRO

OS ATUAIS HABITANTES DE PASSO FUNDO AINDA ESTÃO MUITO FAMiLIARIZADOS COM ESTE NOME, DEVIDO À DENOMINAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO em frente à Praça Tamandaré, local onde a cidade se originou; ao sofisticado bairro residencial, o "altos da Vergueiro"; à cidade que leva o seu nome, limítrofe à nossa, e à majestosa casa localizada na esquina entre a Avenida Brasil e a Rua Capitão Araújo (ao lado do Colégio Notre Dame) um verdadeiro tesouro arquitetônico do início do século passado, que foi literalmente destruído pela insólita e discutível "construção civil moderna".

Nicolau de Araújo Vergueiro nasceu na bucólica Passo Fundo no dia 7 de março de 1882, filho de João Campos Vergueiro e de Carolina Araújo Vergueiro; iniciou os estudos primários com o professor Eduardo de Brito, homenageado mais tarde com seu nome em uma rua da nossa cidade. Aos 11 anos de idade, em 1893, foi para São Leopoldo, onde ingressou no Colégio Nossa Senhora da Conceição; depois, em Porto Alegre, frequentou a Escola Brasileira do professor Inácio Montanha e o colégio particular do professor Emílio Meyer, onde completou o Curso Preparatório. O seu sonho era ser médico.

Ingressou na recém-fundada Faculdade de Medicina de Porto Alegre, a segunda do país e sede de ideias positivistas, em 1900. Formou-se inicialmente em Farmácia, em 1903, como era uma praxe, e em Medicina, em 1905. Doutorou-se com a tese: "Contribuição ao estudo da anesthesia geral pelo Keleno", estudando o uso de cloreto de etila em 106 pacientes. A tese foi aprovada com distinção e publicada em livro. No ano seguinte, estabeleceu-se com clínica em Passo Fundo, desempenhando as atividades médicas até o final da década de 1940. Foi médico da Assistência Pública de Saúde por mais de 20 anos e idealizador e primeiro presidente da Sociedade Passo- Fundense de Medicina, fundada em 1931, um embrião do associativismo médico, que é tão influente e diversificado em Passo Fundo atualmente. Foi proprietário da Policlínica, anexa ao Hospital de Caridade. Como médico, foi zeloso com os pacientes, mantinha-se atualizado e granjeou grande respeito na comunidade local e arredores.

O dr. Nicolau de Araújo Vergueiro foi um dos políticos mais influentes da história de Passo Fundo em todos os tempos. Em 1908, foi nomeado conselheiro municipal pelo Partido Republicano; no ano seguinte, foi eleito deputado estadual e reeleito para mais cinco sucessivas legislaturas, foi intendente municipal, em 1920 e 1928. Em 1928, foi eleito presidente da Assembleia dos Representantes do Estado; em 1929, em pleito memorável, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, com reeleição, em 1935 e 1945. Na Câmara Federal, fez parte, com inequívoco brilhantismo, da Comissão de Saúde Pública. Nesse período publicou o trabalho Exame médico pré-nupcial Obrigatório, que virou projeto de lei, apresentado à Câmara Federal, quando deputado. Destinou verbas públicas significativas para hospitais de Passo Fundo e região; trabalhou com afinco na construção de estradas e no ensino público; foi sócio benemérito do Hospital Previdência de Marau e do Hospital São José, de Sertão; delegado estadual de Higiene, cargo que corresponde hoje à Secretaria da Saúde; sócio benemérito do Clube Pinheiro Machado, local altamente politizado e que reunia a intelectualidade da cidade, hoje Academia Passo-Fundense de Letras; presidente da Liga Passo-Fundense de Futebol e presidente de honra do Sport Club Gaúcho, a quem cedeu um campo de futebol, por mais de uma década. Foi presidente do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) e do Partido Social Democrático (PSD), do qual foi um dos fundadores no Rio Grande do Sul; participou da Revolução Libertadora de 1923 e 1924, da Revolução de 1930 e, durante a Revolução Constitucionalista, esteve exilado na Argentina durante os anos de 1933 e 1934. Participou como deputado Constituinte em 1945, ajudando na elaboração da Carta Magna promulgada em 1946. Nessa legislatura, integrou a Comissão Permanente de Transportes e Comunicações da Câmara dos Deputados. Disputou reeleição em outubro de 1950, onde obteve apenas a suplência, mas assumiu no final da legislatura. Encerrou sua carreira política em 1951.

Teve influência decisiva para a construção da Escola Complementar, que hoje leva seu nome - Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, local onde sucessivas gerações obtiveram de forma gratuita o seu ensino. Valorizo hoje cada minuto dos sete anos que estudei no CENAV concluindo o ginásio e o científico. O espírito do velho Nicolau devia andar por lá.

O dr. Nicolau de Araújo Vergueiro faleceu no dia 16 de março de 1956 em Passo Fundo e deixou um legado de médico que melhorou a vida das pessoas da comunidade, ética na política, amor à terra natal e cidadania. (Texto lido na Academia Passo-Fundense de Letras em 2005)




Veja Também:









































Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2017 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia