Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
SBOT E AMRIGS INAUGURAM TOTEM EM PORTO ALEGRE

Inaugurado nesta terça-feira, dia 9 de agosto, pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT, em parceria com a SBOT-RS e a Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS, um Totem que irá contabilizar as mortes no trânsito no País. A iniciativa inédita da SBOT no Estado vem ao encontro do apoio à "Década de Ação para a Segurança nas Estradas", campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar os governos dos países membros a se dedicarem, entre 2011 e 2020, à redução dos acidentes de trânsito. "O lançamento desse Totem no Rio Grande do Sul é o símbolo da nossa luta contra a violência no trânsito e reforça, ainda mais, o papel atuante da nossa Entidade", explica o presidente da SBOT, Osvandré Lech.

O evento ocorreu na sede da AMRIGS e contou com um café da manhã, seguido do Seminário de Integração: Segurança no Trânsito do Rio Grande do Sul. A inauguração contou com a presença de autoridades locais: presidente da AMRIGS, Dirceu Rodrigues; presidente da SBOT, Osvandré Lech; vice-governador do RS, Beto Grill; Patricia Gejer da Cesvi Brasil; Alessandro Barcellos do Detran-RS; Jorge Fleck do Velopark, diretor da EPTC, Vanderlei Capelari; diretor de Relações Institucionais da seguradora Líder DPVAT, José Norton; os deputados estaduais Paulo Borges e Miki Breier, presidente da Sincor RS Celso Vicente Marini e o presidente do Sindseg-RS Júlio Cesar Rosa.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia apoia ações para um trânsito mais seguro

Entidade vai participar ativamente de ações sobre traumas e mortes no trânsito

No próximo dia 11 de maio a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançarão oficialmente a "Década de Ação para a Segurança nas Estradas", que visa incentivar os governos dos países membros a se dedicarem, entre 2011 e 2020, à redução dos acidentes de trânsito. O lema da campanha será "Acreditar, Ousar e Agir". Hoje, a preocupação com o número de mortes no trânsito é mundial. Segundo dados da ONU e da OMS, 1,3 milhões de pessoas morrem por ano devido à violência no trânsito, o que significa uma morte a cada 30 segundos.

Preocupados com o aumento do número de acidentes de trânsito e principalmente com as amputações e sequelas decorrentes, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT associou-se à Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro lançada em Brasília pelo deputado federal do Rio de Janeiro, Hugo Leal. Além disso, a SBOT, na figura de seu presidente, Osvandré Lech, vai participar ativamente da campanha da ONU e OMS, já tendo iniciado, inclusive, aproximação com esferas públicas e ONGs do Rio Grande do Sul visando o tema.

O presidente da SBOT, Osvandré Lech salienta que a sociedade brasileira se preocupa muito com o número de mortes no trânsito, de motociclistas principalmente, deixando de lado outro dado alarmante. "Em hospitais e Prontos Socorros os ortopedistas cuidam do lado pouco aparente dos acidentes, ou seja, os jovens e crianças com politraumatismo, as amputações, a sofrida e longa reabilitação e o desespero de arrimos de família impedidos de trabalhar, que não podem mais arcar com o sustento de seu lar".

Levantamento estatístico da Organização Mundial da Saúde aponta que para cada morte no trânsito, 11 pessoas ficam com sequelas, 38 são internadas e 380 precisam ser atendidas em emergências. Além disso, a OMS tem estudos que indicam que a causa da maioria das mortes no trânsito são motoristas alcoolizados ou drogados, seguida pela falta do cinto de segurança e excesso de velocidade. No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal computou 40 mil mortes no trânsito brasileiro.

"A SBOT apoiará estas ações, já que o ortopedista de plantão conhece as trágicas consequências dos traumas de trânsito, e desempenha seu papel de alertar e orientar à população colaborando com ações, estudos, pesquisas e cobrando medidas de prevenção", diz o presidente da SBOT, Osvandré Lech.




Veja Também:









































Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2017 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia