Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
Mochila é utilizada de forma correta, mas com peso excessivo, revela estudo

Um trabalho feito por ortopedistas de Sergipe constatou que o uso de mochilas pode prejudicar a postura de crianças, principalmente, entre os menores. O estudo feito com estudantes entre 9 e 12 anos, que carregavam mochilas, concluiu que 77,5% se queixaram de dor nas costas e 30% já apresentavam variações posturais importantes.

Um dos pesquisadores, Luiz Carlos Lopes, que é médico da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT explica que a maioria dos estudantes transportava a mochila de forma correta, cerca de 80%. "O problema estava no peso excessivo do acessório, superior aos
10% do peso da própria criança".

O estudo avaliou a massa corporal (kg), estatura dos alunos (cm), presença de alterações posturais, quantidade de carga transportada (kg), modelos e modos de transporte das mochilas. "Setenta por cento das mochilas estavam acima do peso recomendado", lembra Luiz Carlos Lopes.


SBOT Alerta

A SBOT promove com regularidade ações para orientar e alertar ospais a respeito dos cuidados básicos para o uso adequado da mochila:
a) A criança não pode carregar na mochila mais do que 10% de seu peso;
b) Nunca carregá-la com apenas uma das tiras passada pelos ombros, pois isso pode provocar escoliose;
c) As tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo, e cinco centímetros acima da linha da cintura.

Para o presidente da SBOT, Osvandré Lech, o problema da mochila tem várias facetas, pois falta regulamentação sobre o assunto e os estudantes acabam carregando diariamente livros e cadernos em excesso para acompanhar as aulas.

Ele defende ampla discussão do tema, pois tanto é necessário que os pais verifiquem se o peso que a criança carrega não é excessivo, como é preciso pensar em soluções alternativas. O armário para deixar os livros na escola é uma delas, comum nos Estados Unidos, ou a maleta com rodinhas, para ser puxada e não carregada. E até as editoras que precisam pensar em soluções. Na França, por exemplo, a gramatura das folhas dos livros é menor para as publicações escolares.




Veja Também:






















Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2017 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia