Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
George Bittar recebe Mérito Ortopédico

Em solenidade realizada durante reunião da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), no "Royal Palm Hotel", de Campinas, o presidente da entidade, Osvandré Lech, fez a entrega solene do diploma de "Mérito Ortopédico Brasileiro - Nicolas Andry" a George Bittar, pelos serviços prestados à Ortopedia durante toda a sua vida profissional.

O prêmio leva o nome do médico francês Nicolas Andry de Bois-Regard, nascido em 1.658 e que é considerado o pai da Ortopedia, por ter sido o primeiro a usar a expressão, que significa " a arte de prevenir e corrigir deformidades, mantendo ereta uma criança".

Bittar, que nasceu na Síria em 1943, veio para o Brasil com seis anos de idade e morou em Piraju, onde ainda muito jovem liderou uma campanha contra a desigualdade social. Matriculado na Faculdade de Medicina de Sorocaba em 1963, criou o "Show Medicina", aproveitando o conhecimento que tinha como locutor de rádio.

Formado em 1968, tornou-se bolsista de Ortopedia no Hospital das Clínicas da USP, mudou-se para Santos, onde casou e teve cinco filhos e sempre se dedicou à Ortopedia. Chegou a ser preso em 1971, por ter operado um paciente ligado a uma organização clandestina contra a ditadura militar. Bitar é membro da SBOT desde 1972, mesmo ano em que assumiu a chefia do Serviço da Beneficência Portuguesa, onde ainda trabalha.

Em 1979 George Bittar foi eleito presidente da Associação Médica de Santos, em 1987 assumiu a Comissão de Dignidade Profissional da SBOT, cargo que exerceu durante 14 Diretorias, tendo também se dedicado ao jornal da entidade, do qual foi editor por 15 anos. Sob sua direção o órgão ganhou grande penetração, mercê das denúncias e campanhas que promoveu, caracterizadas por manchetes como "Hospital sem médico é hospedaria", "Médico: perseguido, empobrecido, explorado e desunido", "O bom médico não faz autopromoção", "A corrupção é um câncer que mata" e "Próteses de sucata".

A dignidade e defesa profissional é uma das principais metas da gestão 2011 da SBOT, entidade que congrega 10.000 ortopedistas brasileiros, considerada uma das maiores do mundo, e responsável pela linha de frente no atendimento ao trauma da população brasileira.

O prêmio "Mérito Ortopédico Brasileiro Nicolas Andry", aprovado na Comissão Executiva da SBOT, será anual e entregue a profissional que tenha se destacado na defesa da ortopedia brasileira.




Veja Também:






















Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2018 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia