Dr. Osvandré Lech Ortopedista Especializado
Em Membro Superior
Entre em Contato
Dr. Osvandré Lech
Entre em contato
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Passo Fundo
Consultas em Porto Alegre
Consultas em Porto Alegre


MENU
Entrevista para a revista DOC

Entrevistado: Dr. Osvandré Lech - Presidente da SBOT 2011


- O Brasil pode explorar melhor este segmento da medicina e também da economia?
sem dúvida, pois este é um diferencial que pode ser explorado. A Índia é um exemplo disto. O Brasil tem muito para oferecer neste segmento e já temos as bases bem estruturadas. Precisamos agora um plano de gestão, trabalho em equipe. Andorinha sozinha não faz verão neste cenário. Redundâncias à parte, a Copa e a Olimpíada serão grandes cartões de visita. Inclusive para o turismo médico.

- Além de pacientes vindos de outros países, você também recebe pacientes oriundos de outras regiões do Brasil? Eles chegam pelo mesmo motivo do paciente estrangeiro?
A ortopedia praticada em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, é um case a parte; baseado em sólidos conceitos científicos e com vocação para o ensino e publicação especializada, nos tornamos conhecidos em todo o país. Os próprios colegas ortopedistas indicam pacientes. Daí o sistema se auto-alimenta.

- Quais são as semelhanças e as diferenças com o paciente brasileiro ?
O início da relação é de desconhecimento, dúvida. Depois que se estabelece uma boa relação médico-paciente, passa a existir a confiança. Ao final do tratamento, ao receber a hospitalidade e carinho típicos do brasileiro, a sensação é de real deslumbramento, felicidade.

- Como se preparar para receber bem esse paciente?
O preparo de protocolos é a chave do sucesso. Isto vai desde condutas médicas até os recursos humanos. Não podemos agir de forma "melhorada" com o paciente estrangeiro; todos eles, vindos de perto ou de longe, merecem o mesmo atendimento qualificado . O treinamento das equipes é o ponto-chave desta fase. Um dos livros de cabeçeira de qualquer administrador de hospital ou clínica é aquele que ensina a praticar um padrão de atendimento semelhante ao dos parques temáticos de Orlando - tudo limpo, eficiente, rápido, com atmosfera de felicidade e, se possível, economicamente acessível ao maior número de pessoas.

- Quais os principais procedimentos buscados pelo paciente estrangeiro em seu atendimento?
ortopedia especializada nas áreas do ombro, joelho, e coluna. o cenário é de expansão.

- Como o paciente estrangeiro chega até o seu atendimento? De quais países predominam seus pacientes?
No nosso caso através dos estagiários internacionais (fellows), que vivenciam o bom atendimento e depois difundem isto, chegando a encaminhar casos especiais. Recebemos pacientes de vários países da América do Sul.

- Por que esse paciente resolve sair de seu país para se tratar no Brasil?

São várias razões:

1) em 90% das vezes se deve a questão econômica. Praticamos uma medicina baratíssima em relação ao dito primeiro mundo;

2) os hospitais podem solicitar avaliação de organismos internacionais (Joint Commission é um deles), daí as operadoras de saúde internacionais identificam que "aquele hospital naquele país" tem bom padrão de atendimento e cobra muito mais barato , passando a encaminhar pacientes;

3) a crescente quantidade de publicações internacionais - o Brasil está no 13 lugar no mundo, há 10 anos não éramos sequer rankeados ! - criou o conceito de que os médicos brasileiros são qualificados. A cirurgia plástica, ortodontia, e mais recentemente a ortopedia gozam de grande conceito no exterior.


- Como você enxerga o movimento crescente do Turismo Médico no Brasil?
É uma consequência da qualidade da medicina praticada atualmente no país. Médicos em particular e a medicina privada em geral sempre investiram em formação técnica de vanguarda e tecnologia de ponta. Estamos buscando sempre o melhor para nossos pacientes.




Veja Também:






















Passo Fundo
Rua Uruguai, 2050
Fone: (54) 3045.2000
Porto Alegre
Rua Leopoldo Bier, 825/401
Fone: (51) 3219.2273
Ortopedista e Traumatologista
Especializado em Membro Superior
Ombro, cotovelo, mão e microcirurgia
© Copyright 2018 www.lech.med.br
Todos os Direitos Reservados
VIPWEB Soluções em Tecnologia